A miopia é um distúrbio visual prevalente em que os objetos próximos são vistos claramente, mas os distantes parecem embaçados. Isso ocorre quando o olho é mais longo do que o normal ou a córnea tem uma curvatura excessiva, fazendo com que a luz se focalize antes da retina.
Hoje em dia observamos cada vez mais crianças com esse diagnóstico de forma precoce. Existem fatores genéticos e ambientais que podem influenciar nisso. Se um dos pais é míope, há uma probabilidade maior de os filhos também desenvolverem miopia, especialmente se ambos os pais tiverem esse erro refrativo. Outro fator importante de se comentar é o uso excessivo de telas (celular/tablets), a uma distância próxima dos olhos, por tempo prolongado. Isso e a pouca exposição solar são comportamentos que podem favorecer a progressão precoce da miopia.
Muitos pais acham que o problema de ser míope seria apenas a necessidade do uso de óculos ou lente de contato. No entanto, o que sempre alertamos nas consultas é que crianças que são míopes têm uma tendência a serem altos míopes, pois durante a adolescência ainda crescem consideravelmente. Além da estatura aumentar, existe a tendência do comprimento do olho aumentar também – o que leva a uma progressão no grau da miopia. Pacientes altos míopes têm um risco maior de complicações oculares, incluindo descolamento de retina, glaucoma, catarata precoce e degeneração macular.
O acompanhamento dos pacientes pré-míopes ou míopes durante a infância deve ser realizado a cada 6 meses, sendo quantificado o grau através da dilatação das pupilas e o exame de biometria óptica para avaliação do comprimento axial do olho. É realizada a refração estática, ou seja, exame do grau com as pupilas dilatadas
Atualmente, algumas abordagens têm sido estudadas para tentar reduzir ou controlar a progressão da miopia, incluindo:
- Uso de Lentes de Óculos Específicas: Lentes de óculos projetadas para tentar controlar a progressão da miopia.
- Terapia Farmacológica: Prescrição de colírio de atropina diluída para uso diário e contínuo para reduzir a progressão da miopia.
- Terapia com Lentes de Contato Especiais: Certas lentes de contato, como as lentes de ortoceratologia (orto-k), podem temporariamente remodelar a córnea durante a noite, proporcionando uma visão nítida durante o dia e potencialmente retardando a progressão da miopia.
É importante consultar um oftalmologista para discutir as opções de tratamento mais adequadas e monitorar regularmente a progressão da miopia, especialmente em pacientes com alto risco de complicações oculares.